sexta-feira, 28 de novembro de 2008


BLOGS em contexto Escolar: notas várias

A comunicabilidade no espaço curricular, em contexto escolar e não-escolar, com os avanços tecnológicos presentes na sociedade de informação, permite uma intervenção cada vez maior de alunos e de professores (bem como da comunidade educativa, em geral) nas suas práticas lectivas e não-lectivas que não podem ser menorizadas. Com evidentes efeitos em vários campos do saber e do saber-fazer, a rede de circularidade de informação assim desenhada, e que é (já hoje) denominada como a "blogosfera educacional", estabelece um conjunto de novas capacidades instrumentais, revelando de outro modo a presença e exigência de um novo discurso do pedagógico.

Para uma leitura sustentada e mais cuidadosa "sobre a exploração dos blogs em contexto escolar", apresentamos um texto da Dra. Maria João Gomes (Universidade do Minho), publicado nas Actas do VII Simpósio Internacional de Informática Educativa (Escola Superior de Educação de Leiria), datado de Novembro de 2005.

Boa leitura.

Sem comentários: