segunda-feira, 24 de novembro de 2008


NOTA PRÉVIA

"Tudo está em tudo, mas segundo o seu próprio modo" [Proclos]

Dissemos, aqui:

"A Área de Projecto é uma área curricular não disciplinar, de natureza fortemente interdisciplinar e transdisciplinar. Trata-se, deste modo, de um importante espaço de convergência e integração de vários saberes e competências adquiridas ao longo do curso, que se articulam e desenvolvem (de modo aberto e flexível) através de metodologias de estudo, trabalhos de investigação e trabalho de grupo".

Estamos, portanto, no lugar privilegiado de entrecuzamentos de territórios disciplinares vários. A actividade, a tarefa e o trabalho daí resultante, ao mobilizar saberes científicos, tecnológicos e culturais integrados, ao mesmo tempo que envolve (e revela) atitudes e procedimentos individuais e em dinâmica de grupo, é um poderoso instrumento para uma aprendizagem para a vida e para o trabalho em equipa.

De outro modo, ao compreender pessoas, estruturas, práticas e relações, enquadradas devidamente até e no “seu” projecto (produto) final, permite estruturar conhecimentos, (re)construir conceitos, aprofundar métodos e conteúdos - através da recolha de argumentos pela pesquisa, selecção, organização e interpretação de informação – e a posterior adopção de estratégias adequadas à acção e resolução do problema em causa. E que a avaliação, auto-avaliação e coavaliação, necessariamente reflectirá.

Este espaço exterior à prática lectiva na sala de aula, em forma de blog, procura dar apoio aos alunos, de acordo com os interesses e os problemas existentes no seu trabalho de projecto, ao mesmo tempo que inspira e orienta o trabalho, apelando à dimensão participativa de cada um e dos grupos.

Portanto, bom trabalho.

Sem comentários: