sexta-feira, 9 de janeiro de 2009


NOTAS VÁRIAS SOBRE O T.P.

Esperando que o intervalo de férias de Natal, que todos tivemos, nos tenha merecido, desejo um Bom Ano 2009. Que é particularmente importante neste vosso fim de estudos secundários. E que, certamente, será a justa medida da vossa ambição e resultante do vosso proveitoso trabalho e esforço pessoal.

No regresso às aprendizagens, no que diz respeito à disciplina e tendo em conta as características e as actividades observadas em cada grupo de Trabalho de Projecto, será de observar os seguintes aspectos:

1. No trabalho a desenvolver, via tema/produto final, é necessário que se defina e registe alguns aspectos fundamentais, obviamente comuns a todos os grupos.

Assim, deve constar do anteprojecto (em reformulação):

- Tema;
- Objectivos;
- Metodologias a seguir;
- Material a utilizar;
- Calendarização;
- Produto Final (Suporte final do T.P.);
- Público-Alvo.

Sugere-se que tais pontos nodais estejam assinalados em lugar de destaque em cada blog. Pode-se recorrer ao alojamento, para o efeito, na plataforma Slideshare, conforme o já referido

2. Para efeitos de avaliação de final de período, o Blog passa a desempenhar, para além do justificado suporte de trabalho de pesquisa, recolha e tratamento de informação no âmbito da temática de cada grupo, também o correspondente relatório de grupo, anteriormente feito em suporte de papel.

Deste modo, dadas as alterações introduzidas neste instrumento de avaliação para o desempenho de grupo (e individual), ter-se-á em apreço:

- a participação individual de cada elemento, visível na assinatura final do seu post;
- a existência de uma diversidade de linguagem (texto, imagem, gráficos, sons, vídeos, …);
- conteúdos considerados relevantes, de acordo com a temática do trabalho;
- a actualização contínua e persistente do blog.

3. Para o "trabalho de campo" a desenrolar, recorrendo-se a diversas fontes de produção de informações/dados (entrevistas formais/informais; fotografias, gravuras, cartazes, diaporamas, filmes, vídeos, documentos escritos, recurso à Internet, etc.), resultante das pesquisas feitas, será necessário organizar essa imensa base de dados, para que o trabalho de leitura e reflexão seja sustentado e credível. Deste modo, as aulas terão de ter forçosamente tempo para se apresentar/debater esse enquadramento teórico.

Bom trabalho

Sem comentários: