segunda-feira, 9 de março de 2009



Critérios de Avaliação e Operacionalização para o 2º Período

Os Critérios de Avaliação, referentes a todos os momentos de avaliação, foram atempadamente (no início do ano lectivo, mais precisamente) debatidos na aula e fornecidos aos alunos em suporte digital, via plataforma Moodle e blog.

Neste segundo momento de avaliação observa-se algumas modificações, no que diz respeito ao período anterior. E não podia deixar de ser, dado a natureza do próprio processo de desenvolvimento do Trabalho de Projecto. Ou não fosse este de "natureza eminentemente formativa" - deste modo contínua e sistemática - e que versa conjuntos significativos de competências que abrangem diferentes domínios e saberes. Os instrumentos utilizados e os processos daí decorrentes distribuem-se ao longo do ano, até à prossecução do produto final. Assim sendo – de facto – o "produto final produzido pelo aluno no decurso do projecto não tem um valor autónomo face ao processo que o originou", conforme foi já referido.

Deste modo a avaliação intermédia terá de "ser contemplada como parte integrante do trabalho de aprendizagem a par do resultado concreto traduzido no produto final". A resolução de um problema/tema e sua estruturação, o esforço de planeamento e seu reajustamento (sempre necessário), a investigação-acção, a metodologia utilizada, a selecção de materiais e a sua pragmática, a interacção e cooperação entre os pares, a responsabilidade e dimensão afectiva da aprendizagem, o seu impacto e relevância na comunidade, as práticas e a avaliação de feedback, respondem directamente a tudo isso. Isto é, o "trajecto condiciona o resultado". A avaliação final será, sempre, globalizante.

O "produto" projectado neste segundo momento de avaliação decorre do que referimos atrás. Porém, como as "avaliações são tempos onde se questiona o trabalho desenvolvido", este terá de ser quantificado e devidamente operacionalizado. Os critérios de avaliação traçados e sua aplicação necessitam de formas específicas de operacionalização. São esses critérios, constantes da metodologia da avaliação (anteriormente apresentada) e a sua operacionalização que constam deste documento [clicar em Fullscreen para visualizar melhor] (e que serão debatidos na aula), para efeitos da avaliação deste final de período.

Nota: clicar no "botão" Fullscreen, para visualizar melhor.

1 comentário:

Área de Projecto 2008/2009 disse...

Boas.
Em nome do nosos grupo peço que vão ao nosso blog (http://apesjcff5.blogspot.com/) e nos dêem algumas opiniões para o nosso futuro site.

Cumprimentos*
PUBlinnovation.